- Modificadores de dados: alteram alguns dados pra deixar mais preciso e eficiente. Os modificadores mais comuns são unsigned e long.
unsigned
- declara variáreis que podem armazenar apenas valores positivos (incluindo zero). pode ser usado em int e char e dobra o tanto de numero positivo que pode ser armazenado
- o int normal armazena valores positivos e negativos, o unsigned só armazena valores positivos, só que ele dobra a quantidade de valores positivos
- a imagem abaixo dá um exemplo legal, comparando um int normal com um unsigned int e um char normal com um unsigned char:
- onde usar unsigned: trabalhando com coisas que não usa valores negativos, tipo pontuação ou estoque ou algo do tipo. se vc tiver fazendo a pontuação do jogador num jogo e a pontuação nunca vai ser negativa, se vc usar unsigned pode fazer a pontuação ser muito maior do q com um int comum. outro exemplo é trabalhar com imagens, representadas por valores de 0 a 255, nesse caso, unsigned char é ideal
- %u
- %lu (long inteiro sem sinal)
- %hu (short inteiro sem sinal)
- existe um prefixo q é chamado signed, mas esse é o prefixo padrão, ele é como as variáveis funcionam normalmente
long
- aumenta a capacidade de armazenamento dos dados primitivos. pode ser aplicado a int e double, pra armazenar valores maiores e com maior precisão.
- esse aí é até mais simples que o unsigned, pq esse só aumenta tudo e fds, olha o exemplo da imagem abaixo aí
- quando usar long: quando vc precisa trabalhar com números muito grandes né porra. tipo cálculos astronômicos ou armazenar a população mundial ou algo do tipo, long double é a escolha certa
- tem até "long long int" que armazena MAIS AINDA!
- %ld (long int) %lld (long long int)
- também tem long double. long double é preciso e long long double é super preciso.
- %lf (long double)
- veja direitinho como ele funciona na plataforma
short
- usado quando precisar de uma variavel inteira que ocupe menos memória
- tipo, o int e o long int permitem que você escreva números até os milhões, né? o short deixa você escrever até trinta mil e pouco só, isso é bom, isso otimiza seu código
- útil quando a memória é limitada
- %hd (short int)
dicas
- use os modificadores direitinho. quando vc precisar armazenar valores muito grandes
- verifique a compatibilidade dos tipos sempre, pra ver se é tudo direitinho. em alguns programas pode ter diferença. uma variável pode funcionar de um jeito no windows e de outro no linux, pesquise direitinho como cada variável funciona em cada programa quando você estiver programando
- o long double por exemplo, ás vezes zera tudo e não funciona direito no window
- o mesmo também apresenta erros em alguns números no github e no linux
- use os especificadores de valores correto pra tudo sair direitinho
- te liga, um bagui q eu nem sabia, aparentemente tem também unsigned short int e unsigned long int, eu nem sabia disso, ele nem tinha mostrado isso no curso
Nenhum comentário:
Postar um comentário