- permitem a comparação entre variáveis
principais operadores relacionais
- > (maior que)
- < (menor que)
- >= (maior ou igual a)
- <= (menor ou igual a)
- == (igual a)
- sim, dois ==
- um = só é sinal de atribuição
- != (diferente de)
- tu vai usar isso pra comparar operandos, e o PC vai falar se a informação é verdadeira ou falsa (1 pra verdadeiro e 0 pra falso)
![]() |
olha aí o código comparando dez e vinte |
comparação com tipos de dados diferentes
- se você comparar, por exemplo, um dado inteiro com um float. o PC normalmente faz uma conversão implícita e transforma int em float.
- mas ás vezes, você talvez precise fazer uma conversão explicita antes de comparar, aparentemente, segundo uma imagem aqui no curso, o código pra comparar é assim
int dez = 10;
float vinte = 20.0;
int comparison = (float)dez == vinte;
- basicamente isso. converter explicitamente
- é útil pq tipo, se tu tiver 10.2 e 10. se tu quiser ignorar o .2 do primeiro numero, tu faz um casting com (int) e o programa ignora o ponto flutuante e basicamente só compara 10 com 10 e dá tudo certo :D
- dá até pra comparar caracteres, chars! por exemplo:
- se nesse código de cima aí eu colocasse tipo char letra = 'a'; dava pra comparar na moral pq o "a" na verdade tem um valor na tabela ASCII, que é 97. então tecnicamente tem sim como comparar, compararia 10 com 97.
- pra saber o valor de uma letra na tabela ASCII, é só colocar esse código
- printf ("O valor ASCII de %c é %d. \n", letra, letra);
- aí ele vai sair "O valor ASCII de a é 97."
Nenhum comentário:
Postar um comentário