Não dá pra escrever coisas em código de máquina, mesmo sendo instruções de baixo nível e simples, pois são MUITAS.
Por isso, usamos linguagens de alto nível pra escrever códigos, essas linguagens e recursos de alto nível são chamadas de linguagens de programação, como JavaScript, Java, Python, C, C++, etc...
TIPOS
Linguagem compilada
Uma vez que o programador escreveu as instruções usando essa linguagem, ele usa um compilador na linguagem pra ver se tá tudo certo e avisa de tem algo errado. Se tiver certo, o compilador traduz pro binário, pra linguagem de máquina.
- Compilador: Talvez tem uma instrução "if" no código, mas não tem uma instrução específica "if" em código de máquina, mas talvez tenha uma sequência de 5 instruções em código de máquina que no fim chegam ao mesmo resultado de uma instrução "if". O compilador gera isso.
Linguagem interpretada/dinâmica
É executado linha por linha, sem compilar tudo antes. O programa é lido e executado na hora por um interpretador. Ele detecta um erro de cada vez. A tendência caminha para esse tipo de linguagem, pois é mais simples e eficiente.
JIT
Existe isso, se chama Just In Time Compiler, que junta as duas linguagens. O JIT examina trechos grandes do código e compila em tempo real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário