Sobre o blog

quarta-feira, 7 de maio de 2025

Imagens em computadores

    Vamos aprender como o computador possibilita a criação e transmissão de imagens digitais.

Características principais de imagens digitais

    Imagens são formadas por milhões de pixels lado a lado. Cada pixel assume uma cor.

    Pixels são pontos usados pra representar imagens em computadores. Cada imagem é formada por pixels. Cada pixel tem uma única cor. A junção desses milhares de pixels forma uma imagem, como uma grande ilusão de ótica.

    Pra checar quantos pixels têm numa imagem, só multiplicar a altura pela largura. Várias imagens chegam a ter megapixels, que são UM MILHÃO de pixels. Parece muito, mas muitas imagens tem mais que isso. Alguns telefones atualmente já capturam imagens com 100 megapixels.

    Uma grade de pixel é simples. São colunas e linhas que formam uma grade. Em cada parte e posição da grade tem um pixel. Na grade tem dois valores, duas coordenadas, um na posição na coluna e outro na posição da linha. O pixel 0,0 é o primeiro, no canto superior esquerdo.

Como imagens do mundo real são representadas em computadores

    Uma imagem digital é a representação de uma imagem real através de números armazenados e manipulados por tecnologia. Já sabemos que elas são feitas por pixels. Agora podemos falar da resolução da imagem e a qualidade da reprodução.

    Resolução é o nível de detalhamento que podemos retratar numa imagem. O número de pixels por polegada. Uma polegada são 2,54cm e é expressa em PPI (pixels por polegada).
Uma imagem aqui mostrando isso. A coisa que aumenta é a quantidade de pixels nessa área. Se normalmente em 1 polegada tiver 5 com resolução baixa, na média vai ter 10, na alta pode ter 20.

Esquema RGB

    Pra cada pixel na tela, o sistema diz quanto vai ser o valor de vermelho, verde e azul que ele deve ter, de 0 a 255. 0 sendo nada, 255 o mais intenso possível. Com essas combinações, representamos milhões de cores na tela. O sistema de codificação do RGB é simples, pro PC entender que deve representar qualquer cor como uma combinação dessas 3.

    Também tem o padrão CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto), que é melhor pra impressão. Ele fala que 0% a 100% quanto de pigmentação ele quer imprimir. Porém, CMYK é mais restrito que RGB, pois como RGB trabalha com luzes e telas, tem uma gama e amplitude maior de emissão de cor. CMYK imprime pigmentos em um papel, não emite luz, só reflete, então seu resultado pode ser não tão fiel a tela. Profissionais tomam cuidado com isso.

    Newton usou uma luz branca e gerou várias cores, usamos RGB pra gerar várias cores, até a luz branca. Não sei se isso faz muito sentido, mas tava no curso e resolvi anotar junto.

A função de pensamento computacional em imagens digitais

    Usamos várias facetas do pensamento computacional pra criar imagens.

    Um método matemático foi usado pra dizer onde cada pixel fica na tela, dois valores inteiros, um pra coluna, outro para linha.

    Temos outros 3 números, que falam qual a intensidade de verde, vermelho ou azul que o PC deve emitir em cada pixel.

    Usamos a decomposição, que é quebrar um problema complexo em pedaços menores pra que eles sejam mais facilmente tratados. Uma imagem é representada com pixels, pontinhos que representam um pedaço muito pequeno dessa imagem. Tão pequeno que cada ponto só pode ser uma cor. Isso é um exemplo de decomposição, é mais fácil mostrar as imagens se elas forem pixels.

    Também usamos a abstração, que é focar no mais importante e desconsiderar as informações menos importantes e tentar pegar o essencial. Pra representar imagens no PC, a abstração simplifica o nível de detalhes. São apenas pontinhos e quanto de intensidade de cor tem em cada ponto.

    Quando alguém faz um programa que manipula imagens, ele deve manipular os números todos e usar pensamento computacional pra escrever algoritmos pra arrumar tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o blog

    Essa vai ser uma postagem que vou tentar deixar fixada, talvez no cabeçalho, pra todo mundo ver. Só pra explicar direitinho esse blog, c...