Uma estrutura que o sistema operacional utiliza pra controlar como os dados são armazenados e recuperados em uma unidade de armazenamento, como um disco rígido ou SSD. Ele organiza os dados em arquivos e pastas, deixando o usuário e os apps acessarem, armazenarem e gerenciarem informações eficientemente.
É uma maneira de organizar a grande quantidade de bytes em dispositivos persistentes, por meio de arquivos e pastas. Cada arquivo e pasta possui um nome que pode ser movido, copiado, editado ou removido.
O SO pega ao arquivo e salva num lugar disponível do disco, o sistema de arquivos que mantém o controle de onde cada parte está. Como os arquivos podem ser salvos em fragmentos espalhados (fragmentação), o sistema utiliza ponteiros ou tabelas de alocação para localizar cada parte. Quando você clica, tipo, num documento, o sistema junta todos esses fragmentos e entrega o conteúdo completo. Ele salva em fragmentos e não tudo logo, para melhor aproveitamento do espaço em disco.
Precisamos do sistema de arquivos pra reter dados, seja por curto ou longo prazo, para serem usados depois.
- SISTEMA DE ARQUIVO DISTRIBUIDOS: Vários PCs diferentes e distantes que ainda sim compartilham os dados como se fosse um único sistema.
- SISTEMA DE ARMAZENAMENTO: Vários dispositivos de armazenamento juntos com um algoritmo pra salvar esses arquivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário